Este site foi criado para hospedar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de graduação em Jornalismo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) do acadêmico Thiago Cassaniga Furtado.

A Aldeia Tava’í é uma comunidade Guarani Mbya, situada no interior do município de Canelinha, a 70 quilômetros de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. A comunidade origina-se de um processo de realocação de parte dos moradores da Terra Indígena Morro dos Cavalos, em Palhoça, na Grande Florianópolis, por ocasião da duplicação da rodovia BR-101, que cruza aquela área. Além da Tava’í, outras três aldeias foram criadas neste processo e estão situadas nas cidades de Biguaçu e Major Gercino.

 

Agradecimentos

Com este trabalho finalizo uma etapa importante da minha formação acadêmica. E é necessário agradecer. Aos meus pais, Carlos e Ieda, por todo o suporte ao longo desses trinta anos de vida. Sobretudo à minha mãe, pela sensibilidade de ter me indicado o jornalismo como caminho a seguir, ainda na adolescência, conselho que insisti em ignorar por tempo considerável.

 

À minha companheira, Isadora Manerich, por ter me apresentado a comunidade, pela parceria em todos os momentos, pelo incentivo e amor constantes. E, como se tudo isso não bastasse, por todo o apoio técnico, olhar cuidadoso e empenho na produção do material fotográfico e audiovisual deste trabalho.

Ao meu orientador, parceiro desde a Operação Tocantins do Projeto Rondon, em 2017, Vinicius Batista, pelos ensinamentos ao longo do curso, por ter confiado em meu trabalho e pela participação efetiva no resultado desta produção.

A todos os moradores da Aldeia Tava’í, mesmo aqueles com quem nunca troquei uma palavra sequer, pela acolhida sincera e pelos ensinamentos. Sobretudo ao cacique Kuaray Papá, sua esposa Deise e toda a família, por terem aberto as portas da aldeia e dividirem com tamanha verdade suas histórias e cultura milenar. A eles devo minha gratidão absoluta e meu respeito. Aguyjevete!

Ficha técnica:

Reportagens: Thiago Cassaniga Furtado

Fotos, captação de imagens e edição de vídeos: Isadora Manerich

Fotos e captação de imagens aéreas: Luan Lopes

Arte: Adriano Debarba

Ilustrações: Gustavo da Silva Marchi

Orientação: Vinicius Batista

Revisão: Alcides Mafra