Tekoá Tava’í adota medidas de prevenção contra a Covid-19

A execução do projeto Aldeia Tava’í sem Covid-19 teve início nos últimos dias. O projeto, aprovado para a comunidade guarani de Canelinha em edital emergencial da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), tem objetivo de implementar medidas que evitem o contágio pelo novo coronavírus por membros da comunidade.


A primeira fase do projeto consiste em sinalizar que a Tekoá Tava’í é um território que está adotando as medidas necessárias para prevenção ao contágio do novo coronavírus, com instalação de uma placa logo na porteira da aldeia, e garantir que pessoas e doações que cheguem à comunidade passem por um centro de triagem e cumpram todos os protocolos de higiene recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).




Com essa finalidade, no início deste mês foi realizada a entrega de itens necessários para transformar a Escola Kuaray Papá em Centro de Triagem, com instalação de uma nova pia e torneira com filtro, mesa, armário e prateleiras para armazenamento de mantimentos já higienizados, além de distribuição de itens necessários para protocolos de higienização, como viseiras, luvas, álcool 70%, bacias e borrifadores.


Essas foram as primeiras ações do projeto, que se estende até o mês de setembro e tem o objetivo de desenvolver uma série de ações para fortalecimento da comunidade para enfrentar da crise gerada pelo novo coronavírus.